Convivência entre vizinhos exige regras
25/06/2014
Diretoria Executiva
Como é o seu relacionamento com seu vizinho? A necessidade de manter um relacionamento amistoso com o morador ao lado ou em frente à sua casa, é imprescindível para cultivar amizades e evitar atritos futuros. Em nosso Clube a situação é ainda mais singular, onde a união entre a vizinhança é decisiva para fortalecer interesses em comum, onde dividimos regras, espaços e vivência. Encontramos situações, por exemplo, moradores que gostam de música alta ou os que têm cachorros barulhentos. Mas encontramos também moradores que prezam pelo silêncio, os mais sistemáticos, que buscam seguir à risca todas as regras. E agora? Como garantir a harmonia entre pessoas que se comportam de maneiras tão diferentes e dividem a área em comum?
Os motivos que podem causar implicância são diversos, por exemplo, moradores se aproveitando da lixeira do vizinho para despachar o seu lixo. Outros que deixam seu animal de estimação fazer suas necessidades fisiológicas na frente da casa do vizinho. Som alto, crianças fazendo bagunça e barulho de animais também fazem parte da lista de reclamações.
O campeão em reclamações na Secretaria do Clube é o BARULHO, cachorros barulhentos, som alto e bagunça, são as principais reclamações. É preciso respeitar o horário e evitar som alto em períodos inapropriados.
Outra reclamação frequente é a do lixo, onde a falta de educação e de bom senso resulta em mau cheiro, bagunça e indignação. Sendo que se colocam lixo na lixeira do vizinho, acumulando vários sacos de lixo, superando sua capacidade. Aí vêm os cachorros, bagunçam as sacolas de lixo e espalham os dejetos e sujeira pelas ruas, atraindo insetos e outros tipos de animais que vivem na sujeira, como ratos, e esta sujeira acaba dificultando a coleta por nossos colaboradores.
Esta situação se resolve facilmente, se cada morador tiver a sua lixeira e tomar conta do seu próprio lixo, evitando que animais peguem o mesmo.
O bom relacionamento é também imprescindível para humanizar o convívio, regras de comportamento que prezam pela boa educação, diálogo, tolerância, simpatia e responsabilidade. Além das regras estabelecidas pelo nosso regulamento, pequenas atitudes como o tom de voz e certos gestos de boa vizinhança garantem um dia a dia mais harmonioso. O modo de falar com aqueles que nos relacionamos e com as pessoas que trabalham no local demonstram a educação dos moradores. Não podemos esquecer-nos de usar algumas palavras mágicas, como por exemplo, por favor, obrigado, com licença e principalmente aceitar as opiniões dos outros é extremamente importante para uma boa convivência harmônica.
Crianças e animais requerem também cuidados. Os donos devem ser responsáveis pelos seus animais, e as crianças devem ser educadas não só para viver em casa, mas também na comunidade, aprendendo que a vida tem limites.
Conhecer os costumes dos vizinhos, também é muito importante para que se preserve uma boa amizade. Lembrando sempre que um pode ajudar o outro.